terça-feira, 28 de setembro de 2010

Let go your heart. Let go your head.

And feel it now.

Sai de Puebla dia 02/09 com o coracao na mao. Eu acabara de me despedir do meu ultimo amigo mexicano. E eh sempre dificil ir embora de um lugar que nao eh a sua casa porque voce nunca sabe realmente quando podera voltar. Voei para Cancun e de la tomei um onibus ate Playa del Carmen, onde eu encontraria a Lali, que tambem esteve aqui de intercambio na mesma epoca que eu e voltou em junho para fazer estagio em Xcaret, um parque tematico super aqui do Mexico. Foi incrivel encontrar com ela novamente, assim como tinha sido com os amigos mexicanos. Muita coisa mudou desde a ultima vez que nos nos vimos, porem, a gente nunca parou de se comunicar e nesses cinco anos nos compartilhamos nossas viagens, no sentido mais amplo que essa palavra possa abranger, as muitas duvidas, momentos bons e principalmente momentos dificeis que tambem surgiram durante esse periodo. Fiquei uma semana em Playa em dias de praia e festa com um pessoal bem bacana que tambem esta por la fazendo estagio. Conheci Xcaret com a Lali e, ainda nesses dias, fui para Tulum, uma zona arqueologica Maia que esta proxima de Playa e fica de frente para um mar que parece de mentira. Ja tinha o voo saindo de Cancun para NY na quinta-feira, 09/09, quando a Anja me escreveu na terca dizendo que tambem viria ao Mexico e chegaria em dois dias. Era mais um motivo para eu poder voltar para a minha cidade e reencontrar todo mundo. Cancelei o voo para NY porque agora eu iria para a pequena Teziutlan-Puebla. Sai de Playa numa van que me deixaria proximo do aeroporto, onde eu poderia pegar um taxi sem ter que pagar tanto. Essa era a intencao. O problema foi que eu dormi e quando acordei nos ja haviamos passado do lugar no qual eu tinha que descer. O motorista da van me falou que eu deveria esperar ate o terminal e de la poderia tomar outra van que me deixaria direto no aeroporto. Chegando la, descobri que o lugar de onde saiam as vans nao era exatamente perto mas mesmo assim comecei a caminhar em direcao oposta ao aeroporto em busca da outra parada. Para tornar tudo mais legal a alca da minha mala havia quebrado ha alguns dias e como eu ainda nao consegui conserta-la eu tenho que, de fato, carrega-la aonde eu va. Mas bacana, life is good, e finalmente eu cheguei no terminal. Ja estou todo faceiro entrando na van quando eles me informam que, sim, a van vai para o aeroporto mas ela eh exclusiva para funcionarios. OI?? Eh isso mesmo? Eu acabei de carregar a minha mala pela pista desde a outra parada, andando na direcao contraria a do aeroporto para ter que pegar um taxi de qualquer forma?? Era isso mesmo. hahaha Meu voo saia em pouco tempo, como de costume porque eu gosto da emocao, e a solucao era ir de uma vez no taxi e pagar mais. Cheguei no aeroporto e na hora do check-in vejo que o aviao vai para Toluca e nao para a Cidade do Mexico. Espera ai, eu comprei o voo para a Cidade do Mexico! Senhor, a companhia nao tem voos para a Cidade do Mexico. Como nao se eh assim que esta na pagina onde eu comprei a passagem?? Eh porque o senhor nao viu direito, na verdade, esta escrito Cidade do Mexico slash Toluca. What the fu$%!? Eu nem sei onde esta Toluca, minha querida, eu nao compraria uma passagem para um lugar que eu nem sei onde fica. Que tipo de pessoa compraria uma passagem para um lugar que ele nem sabe onde fica?? Senhor, o senhor comprou a passagem. Ehh, isso nao eh relevante agora. Onde eh que fica Toluca? hahaha Enfim, o aviao iria mesmo para Toluca e eu nem podia reclamar. Toluca ficava a mais de uma hora da Cidade do Mexico e de la eu teria que descobrir como faria para chegar ao outro aeroporto. Aterrissei em Toluca depois do horario que eu ja deveria estar em Mexico City, dai tomei um shuttle ate uma parte da cidade e de la um taxi para o aeroporto, but against the odds e com algumas horas de atraso a gente pode se encontrar. Passamos a noite na Cidade do Mexico e no dia seguinte pegamos o onibus para Teziutlan. Ficamos dez dias na cidade encontrando amigos e familias, relembrando historias e rindo muito de tudo o que rolou ha cinco anos. Redundante dizer o quanto eu fiquei feliz de estar de volta. Esse ano o Mexico completa 100 anos de revolucao e 200 anos de independencia e as celebracoes que ocorrem no dia 15 de setembro, que ja sao tradicionalmente grandes, foram ainda maiores. Por ter havido varios dias de festa, muitos dos meus amigos voltaram para a cidade e eu pude ver aqueles que eu nao havia encontrado no mes passado. And we partied and we partied more. Eu me surpreendo cada vez que lembro de como cheguei aqui em 2004 porque eu nunca imaginaria que esse se tornaria um lugar tao especial. A cidade eh tao pequena que as pessoas ainda se conhecem pelos sobrenomes, as opcoes tradicionais de lazer sao limitadas, faz frio e chove muito mas como eu amo esse lugar! =] Sai de la com a certeza de que eu vou voltar. Na segunda-feira, 20/09, pegamos o onibus para Huatulco, costa oeste do Mexico, numa viagem de onibus de 15 horas. Eu normalmente nao me importo muito em viajar longas horas, gasto esse tempo pensando em coisas reais e imaginarias e com um mp3 e uma janela eu vou feliz, contudo, parte dessa viagem eh dentro de uma cadeia de montanhas com muitas, muitas curvas loucas e eu fiquei aliviado quando a gente finalmente chegou. Eu adorei a cidade. As praias sao bem menos bonitas que as de Cancun ou de Playa del Carmen, mas agora, em baixa temporada, o lugar estava tao tranquilo que era como ter tudo aquilo so para voce. Voltamos para a cidade do Mexico no domingo, 26/09, e, apesar de havermos chegado depois do meio-dia, ainda foi possivel dar uma passeada e ver algumas coisas. A Anja foi embora na segunda e eu fiquei mais um dia. Fui na Basilica de Guadalupe outra vez e aproveitei para visitar mais alguns lugares. Ja estava satisfeito com os poucos dias na Cidade do Mexico porque la nao eh muito a minha, eh grande demais e tem gente e carro sobrando. Cheguei em Cancun, hoje, 28/09, as 17:45 e o meu proximo voo so sai as 07:00 de amanha. Nesse exato momento eu tenho 12 horas de espera porque eu vou passar a noite aqui no aeroporto. Mais uma vez. A verdade eh que eu gosto de dormir em lugares desconfortaveis. NOT. Um cara do taxi tentou me convencer a ir para um hotel que esta aqui perto mas eu nao vou pagar 100 dolares para tentar dormir por algumas horas, acordar as 03:30 e voltar para ca, not a chance. Entao que venha a madrugada. O destino agora eh NY!
So um update aqui nas horas de espera. O aeroporto praticamente fecha durante a noite e nao ha um unico lugar onde seja possivel encontrar agua por aqui. Acabei de fazer amizade com a senhora da limpeza e ela foi buscar agua para mim em algum lugar reservado para os funcionarios. Fiquei meio preocupado com a procedencia da garrafa que ela trouxe mas ela foi tao prestativa e eu estou tao perto da desidratacao que vou aceitar. So faltam mais tres horas para o voo. =]

Anseio com uma angustia de fome de carne
O que nao sei que seja -
Definidamente pelo indefinido...
Durmo irrequieto, e vivo num sonhar irrequieto
De quem dorme irrequieto, metade a sonhar.

Alvaro de Campos.

Xcaret!

Rainbow.

Transparent.

Middle.

Lali.

Old.

Directions.

Angie.

Tan.

Left.

Rock.

Beto/Kike.

Queridos.

Jugos, Anja, Lucas, Kike, Cochis.

Balance.

Bay.

Wave.

Light.

9 comentários:

Luana Souza disse...

Eta le le Lucas, bom demais!!! Obrigada por compartilhar com a gente esses momentos tão especiais. Que praia linda!!! Fica com Deus e tudo de bom! Bjão =D

Mirela disse...

Adoro suas historiasssss!
Queria viver metado dessas coisas que tu ja viveu!

Sauuudadeeee Lucas!

Sávio Neves disse...

Ahhhh mlkk, show de bola essa sua fase no méxico. Boa ida a NY e te aguardamos de volta! ;D
Abraço

Anônimo disse...

Fala orelhudo. Vai voltar mais não rapá? :)

Abraço.

Toda Dura! =P disse...

Vai voltar não é?! rsrs Se perdeu?
Saudades...
Eita q parece q essa sua temporada no México foi boa, hein?! rs

Beijos
=****

Obesa disse...

geeeente, a Anja de cabelo curto! :)
Você tá com muita cara de menino travesso se equilibrando na gangorra. E, quando eu penso q finalmente "quase no fim desse período", você ainda vai pra NY?
"Tinha um sonho ir pra Nova York..."
Ok, Kátia.
Miss you. E volta antes do dia 10/10/10 que a gente tem o encontro da galera no ginásio, de branco pra gente se reconhecer, hahahaha!
Beijão.

Obesa disse...

*quando eu penso q finalmente você está "quase no fim desse período"...
Só pra ficar claro ;)

Elena Toazza disse...

Lucas, seus posts são ótimos! Espero um dia voltar ao México tbm...e reencontrar meus amigos mexicanos e brasileiros que fiz no intercambio!
Saudades de vcs..
Bjs
Elena

Lali disse...

Yeeeesss!!! Eu sabia que algum dia estaria nesse blog! =) Adorei o post lucas, vc pode ter certeza que a sua visita foi coisa do destino e iluminou meu caminho! A ajuda foi mutua e vc sabe que sempre que precisar estarei por aqui!!! Beijo grande e sorte na sua volta!