sábado, 7 de agosto de 2010

You set the tone.

Keep walking.

Sai de Sihanoukville no sul do Camboja num onibus ate a fronteira da Tailandia as 8 da manha. O destino mesmo era Bangkok mas como eu estava com esperanca de conseguir um onibus mais barato comprei a passagem so ate a fronteira. Chegando la queriam me cobrar muito mais do que o preco que eu ja havia me recusado a pagar antes. Comecei a me arrepender de nao haver comprado a passagem desde Sihanoukville. Paguei por outra parte do percurso e cheguei numa cidade onde estavam as companhias de onibus oficiais e finalmente consegui comprar a passagem por um preco razoavel. Como eu iria para Phuket, no sul da Tailandia, nao valia a pena passar a noite em Bangkok, entao quando descobri que conseguiria pegar o onibus para o sul naquela mesma noite me perguntei se topava mais 14 horas de viagem, dai responderam que sim e eu fui para a outra estacao de onibus. Nesse interim, conheci um senhor tailandes que me ajudou a fazer tudo, descobriu horarios, negociou precos e foi com ele que eu dividi o taxi ate o lugar onde eu pegaria outro onibus. Cheguei em Phuket as 11h do dia seguinte. Fui andando com a mala atras de um lugar para ficar ate que cheguei na guesthouse onde eles gravaram o filme A praia. Gostei do lugar mas achei que o preco estava meio alto e fui tentar encontrar outra. A busca foi inutil porque o unico lugar mais barato era muito tosco. Voltei para a guesthouse em cinco minutos mas tinham acabado de alugar o quarto que eu havia visto e os outros disponiveis eram com banheiros sem descargas e squat toilets. Eh nao. Decidi passar e fui procurar outra. Nao demorei muito para encontrar mas tive que pagar mais e fiquei muito bravo comigo mesmo por nao ter aceitado o preco da primeira guesthouse. Fiquei so dois dias em Phuket porque estava chovendo bastante e quase sempre nublado. Fui para Ko Phi Phi que eh uma das ilhas do arquipelago Phi Phi e que esta a duas horas de balsa de Phuket. Ko Phi Phi eh incrivel. Mas a ilha principal, que eh bem pequena, tem gente demais e muito lixo tambem. A industria turistica e a infraestrutura do lugar cresceram de forma desigual e isso tem trazido alguns problemas para as ilhas. Porem, as praias, sem duvida, compensam tudo isso. Conheci as outras ilhas, dentre elas a que esta a praia do filme e outra em que as pessoas dividem o espaco com varios macacos malandros que ja se acostumaram a receber comida dos turistas. Felizmente, fez bastante sol e eu gostei muito de ter ido para la. Fiquei alguns dias na ilha e depois comprei a passagem para Bangkok novamente, ja que eu iria visitar algumas cidades no noroeste da Tailandia. Peguei uma balsa ate Krabi e de la uma van que nos levaria ate o onibus. Foi nessa van que roubaram o meu ipod com as minhas fotos, musica e contatos. Fiquei muito bravo, muito. E a situacao foi ridicula. Eram apenas cinco pessoas, dai a gente desceu num posto de gasolina por 10 minutos e quando eu voltei o ipod ja nao estava na minha mochila. Eu vou resumir essa noite em varios surtos de raiva e frustracao porque foi basicamente isso que aconteceu. Depois desci do onibus que eu estava no meio do nada porque queria ir a policia mas segundos depois percebi que nao daria em nada e eu desperdicaria uma noite numa cidade que nao queria ficar, dai acabei perdendo o onibus e tive que descobrir uma nova forma de chegar a Bangkok e comprar outra passagem. A parte boa foi que eu conheci um casal que me ajudou, me levando a outro terminal e conseguindo que eu pagasse menos pela passagem. Cheguei em Bangkok no dia seguinte pela manha depois de ter passado a noite inteira remoendo a minha perda. De la peguei uma van para Kanchanaburi. Cheguei na cidade e fui para a guesthouse, la me falaram que era melhor que eu fosse na policia logo e foi isso que eu fiz, apesar de nao ter resultado em absolutamente nada. Aluguei uma moto em Kanchanaburi e conheci alguns templos, a ponte sobre o Rio Kwai e outros lugares bem bacanas que ficam por la. Um deles foi um open zoo onde eu brinquei com girafas, tigres e elefantes. Uma das girafas quebrou o vidro do onibus enquanto eu a alimentava e eu ja estava esperando que o motorista falasse que eu teria que pagar mas o bixo estava super entretido tirando foto de mim e me sacaneando porque eu estava com medo de que a girafa fosse me morder, se eh que elas fazem isso, e ele nem falou nada. Fiquei praticamente sozinho no zoologico por horas, foi bem legal. As fotos de la estao entre as minhas preferidas. Fui tambem a uma cachoeira bem bacana que esta nos arredores da cidade e fiquei me sentindo porque dirigi mais de 140 kilometros na moto. =] As estradas aqui sao super novas e voce vai feliz sem se preocupar. De Kanchanaburi peguei dois onibus locais e fui para Ayutthaya numa viagem de 4 horas. Ayutthaya foi um reino siames entre os seculos XIV e XVIII e tambem a capital da Tailandia ate a sua transferencia para Bangkok depois que ela foi invadida pelos burmaneses. Tinha ido para la por causa das ruinas desse tempo remoto e dos templos e eu vi muita coisa legal. Estava sentado em um desses templos quando entrou um monge, dai outro e mais outro e em poucos minutos o lugar estava cheio de monges e so eu de fora. Eles comecaram com os canticos e eu fiquei la por um tempao mesmo sem entender nada do que eles faziam porque foi uma experiencia bem legal, bem legal mesmo. Eu tambem tinha alugado uma moto nessa cidade e foi com a ajuda dela, de um mapa e principalmente do pessoal na rua que se esforcava em me mostrar o caminho, ainda que a gente entendesse bem pouco o que o outro falava, que eu conheci os templos mais importantes. Depois de 5 horas visitando templos, parei para almocar e a minha vontade era voltar para a guesthouse porque eu ja estava cansado. Porem, como eu ainda tinha a moto por varias horas, achei que precisava fazer meu dinheiro do aluguel valer a pena e fui para outro templo que eu ainda queria ver e que estava afastado da cidade. Conheci o templo, tirei fotos e estou voltando as 17h para a guesthouse feliz de ter super aproveitado a moto quando, de repente, ela para. Olhei para o painel e vi que estava na reserva. Bom, eu ja havia visto que a moto estava na reserva ha tempos but as everybody knows I like the excitment. hahah Por sorte, a moto parou exatamente na frente de um casal que nao falava absolutamente nada de ingles mas que depois de gestos e mimicas foi super solicito e me levou ate um posto para comprar gasolina. Voltamos, abastecemos e eu achei que finalmente iria embora mas a moto nao funcionou. E agora? Eu tentei, o cara tentou, a namorada dele tentou mas a moto nao funcionava. Eh a bateria! Vamos empurrar a moto. Varias vezes eu tinha visto duas motos andando juntas na rua com o cara de tras empurrando a da frente com o pe mas so nesse dia eu fui entender para o que servia. O cara me empurrou e eu tentei fazer a moto funcionar mas nao deu em nada. O estrangeiro nao sabe fazer direito! Sobe ai, amor! Eu vou para a moto com o cara e a namorada dele vai para a minha mas nao funciona. O que fazer agora? Como eh que eu volto para a cidade sem o telefone ou endereco do lugar onde eu estava? Eu so sabia chegar la! O cara foi empurrando com o pe enquanto a namorada dele guiava a moto e a gente conseguiu chegar numa oficina. Mecanico recarrega a bateria sem sucesso. Abre a moto. Foi ai que ele descobriu que a correia tinha quebrado. Tem que trocar a correia e custa X. Eu andei rapido mas tinha quase certeza que essa nao era a razao da correia ter quebrado. Eu precisava falar com a dona da moto porque nao iria pagar por todo o conserto. Se eu tivesse o telefone do lugar, poderia ter ligado mas como nao havia nenhuma forma de entrar em contato com eles o opcao foi pedir que me levassem na guesthouse para eu falar com a mulher, dai um casal novo, que em algum momento apareceu e comecou a acompanhar a historia, voltou para a cidade comigo. Cheguei la e passei o telefone do mecanico para a dona da moto, dai ela falou: voce paga a metade. Nao, a metade nao. Entao um terco. Aceitei, ja que talvez eu tivesse parte da culpa. Ficou combinado de que eu voltaria para a oficina e esperaria o conserto para traze-la de volta. Quando o mecanico abriu mesmo o motor para tirar a correia, a gente viu que estava tudo muito, muito velho; ele teria que nao so trocar a correia como tambem ir atras de novas partes. Mecanico vai atras de novas partes e eu fico na oficina. Tempos depois ele volta e finalmente faz o reparo. Apos ter visto a situacao da moto e depois das minhas quatro horas de espera, tinha decidido que iria bater o pe e dizer para a dona que nao pagaria nada. Cheguei serio na guesthouse mas nao foi necessario reclamar porque ela foi logo me devolvendo todo o dinheiro e pedindo desculpas pelo tempo que eu tive que esperar mas a verdade eh que eu nem me incomodei tanto de ter ficado na oficina, apesar das mil mordidas de mosquitos. =] De Ayutthaya fui para Bangkok e me hospedei na mesma guesthouse que eu havia ficado em marco. Tinha meio dia de bobeira, dai dei uma passeada, visitei alguns lugares perto e encerrei a fase Asia com aquele mesmo Pad Thai naquele mesmo restaurante de quatro meses atras. Eu tinha um voo saindo de la no dia seguinte.